GPS e outros dispositivos
internos ajudam muito a nos levar do ponto A para o ponto B e, alguns
veículos mais sofisticados, têm imagens no para-brisas mas, num futuro próximo,
os automóveis serão capazes de identificar objetos externos na frente deles e
mostrar informação sobre estes objetos no para-brisas.
Pense no filme Terminator (Exterminador do Futuro no Brasil), ou
em outros filmes de ficção científica, nos quais um robô olha para uma
pessoa ou para um objeto e, automaticamente, acessa informação sobre eles que
pode identifica-los, a saber, quem ou o que são. Painéis de realidade
aumentada, AR, irão funcionar desta maneira para os condutores de
veículos. A BMW já implementou um para-brisas com display em alguns dos seus
veículos, que mostra informação básica, mas ela está também desenvolvendo painéis
de controle com realidade aumentada, que serão capazes de identificar objetos
na frente de um veículo e dizer ao motorista a que distância eles estão do
objeto. A RA mostra a informação sobreposta ao que o motorista está vendo na
vida real.
Desta maneira, se você está se aproximando muito rapidamente de
um veículo à sua frente, vai aparecer uma caixa vermelha sobre o veículo do
qual você está se aproximando e setas vão indicar a você como desviar para a
faixa ao lado, antes de colidir com o veículo à sua frente. Um sistema GPS de
realidade aumentada poderia destacar a faixa na qual você deveria estar e
mostrar onde você deveria virar, sem ter que tirar os olhos da rua.
A BMW também está pesquisando o uso de realidade aumentada para
mecânicos. Eles produziram um vídeo, no qual os mecânicos da BMW usam óculos de
realidade aumentada para examinar um motor, identificar quais peças precisam
ser substituídas e, então, estes óculos exibem instruções passo a passo sobre
como fazer a substituição.
A AR está também sendo pesquisada para passageiros. A Toyota
produziu conceitos de trabalho sobre o seu sistema de AR, que permite que
passageiros olhem mais de perto para objetos fora do carro, selecionem e
identifiquem objetos, bem como meçam a distância de um objeto até o carro,
usando um vidro sensível ao toque.
A realidade aumentada pode ainda não estar aqui, mas se estas
empresas automotivas conseguirem, nós a veremos proximamente nos nossos futuros
carros.
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