SAMPLING MACHINES REINVENTAM AÇÕES PROMOCIONAIS



Uma das ferramentas de marketing mais antigas e amplamente utilizadas em ações promocionais, o Sampling; ou no português claro, a distribuição de amostras (samples) de todos os tipos de produtos para seus potenciais consumidores; vem sendo reinventado em ações diferenciadas, muito bem elaboradas por agências e clientes. Ótimos exemplos de como pegar tecnologias já existentes, aplicá-las em um formato criativo, com uma interação inusitada com o público, aliada a um bom conteúdo, tudo em um pacote realmente inovador.
Uma tecnologia já até bem antiga como a de Vending Machines; ou no portugês claro, aquelas máquinas de doces e refrigerantes de auto-atendimento, onde você escolhe o produto, paga e recebe, tudo em uma interação direta com uma máquina; um equipamento comum, e quando digo comum não deixo de dar valor aos seus mecanismos engenhosos que fazem a distribuição automática de produtos tão eficaz a ponto de dispensar o apoio de promotores ou qualquer interlocutor humano, mas comum no sentido de que nós hoje nos utilizamos tão corriqueiramente desses equipamentos que nem percebemos o seu encanto.  Toda vez que passamos em frente a uma Vending Machine é inevitável desviar o olhar para ver o que aquela máquina pode nos prover. Elas exercem certo fascínio sobre nós, nos instigam ao consumo, e sem mesmo notarmos esses efeitos.


Pois agora esse encanto das Vending Machines está sendo utilizado juntamente com novas tecnologias de interatividade virtual aplicadas como um mecanismo de “compra”, onde ao invés de dispor de certa quantia em dinheiro para poder receber o produto, os usuários devem realizar alguma forma de interação com a máquina para então ganhá-lo. Essas são as Sampling Machines, máquinas que entregam a mercadoria em troca de uma interação que pode ser um aplicativo de demonstração, um game temático ou uma experiência virtual lúdica. Equipamentos com interações que estabelecem uma relação bilateral entre as partes envolvidas. Os usuários recebem uma amostra “grátis”, brinde sempre muito bem vindo pelo público em geral, e a empresa os levam a vivenciarem seu produto de forma mais real e impactante que outras mídias convencionais, potencializando assim a propensão de se tornarem seus consumidores efetivos.
Já existem vários casos de ações promocionais que se utilizaram de Sampling Machines. Em sua grande parte as tecnologias utilizadas até então eram de Sms e Bluetooth. Mas a tendência agora é incrementar a experiência do consumidor com tecnologia e conteúdo elaborados, em momento e local previamente estudados, procurando transmitir toda a comunicação da marca/produto sintetizada em uma vivência atrativa e de maior valor para o consumidor.
Dois exemplos demonstram bem a utilização de Sampling Machines em ações diferenciadas. Em uma ação no dia dos namorados, a divisão brasileira de uma fabricante multinacional de cosméticos montou um estande em uma movimentada estação de metrô. A empresa tinha o objetivo de conseguir o recorde mundial de maior painel de beijos, concorrendo com filiais da própria corporação em outros países. No estande foi instalada uma Sampling Machine que “vendia” protetores labiais em troca de beijos. Os participantes tinham que se beijar em frente à máquina onde havia uma tela com uma câmera que captava seus movimentos, registrando a foto e liberando uma amostra do produto. Todas as fotos dos beijos foram postadas em uma fanpage no facebook da empresa que conseguiu o recorde mundial avalizado pelo Guinness.
      Ação criada pela Agencia Click e desenvolvida pela agencia de Midia Interativa - 

Em outro caso, a mesma empresa criou uma ação para o lançamento de uma linha de creme de barbear e desodorante. Seguindo o tema da campanha, foi instalado um espelho especial com cenografia de acordo com o espaço do banheiro de um shopping. Quando as pessoas paravam para lavar as mãos, um sensor captava sua presença e ativava a tela do espelho que apresentava o filme da campanha seguido de um jogo por captação de movimentos que tinham que seguir a trilha sonora e o conceito do filme. Ao final do jogo era apresentada a pontuação e liberada uma amostra de um dos produtos da linha. O fator surpresa do espelho, a mecânica de jogo divertida e alinhada com o tema do filme, os produtos com o espaço de distribuição, tudo na ação foi pensado para formar o tal pacote inovador.
 Ação criada pela Agencia Click e desenvolvida pela agencia de Midia Interativa - 



Casos como esses inspiram uma renovação no pensamento das ações promocionais com o uso de ferramentas inovadoras como as Sampling Machines. E esse processo deve passar por um planejamento antecipado, sinergia entre cliente e agência, fornecedores competentes, todos unidos e inspirados. É preciso aprimorar a criação das soluções, saber aplicar tecnologias em formatos inusitados, trabalhar conteúdos de valor para os consumidores, enfim, é preciso dar um up grade no sistema; ou no português claro, é preciso elevar o padrão das ações promocionais. 


0 comments:

WALT DISNEY RFID


Na última segunda-feira, foi notícia bombástica no The New York Times a notícia da decisão dos executivos da Walt Disney World, em Orlando, para eventualmente substituir os ingressos de papelão para parques temáticos da Disney, com pulseiras de borracha capazes de conter e transmitir informações pessoais sobre o portador.

As pulseiras irão conter, identificação por radiofrequência ( RFID ) chips capazes de reter informação, transmissores metálicos capazes de transmiti-la a mensagens eletrônicas espalhadas sobre Walt Disney World e na roupa de personagens da Disney.

Os compradores serão convidados a revelar seus dados pessoais na compra destas pulseiras. como gênero, nome, data de nascimento, estado civil, cidade natal, gostos e desgostos pessoais. Então, em vez de passar por uma catraca ao entrar no parque, eles vão simplesmente passar a pulseira na frente de um dispositivo de leitura.

As pulseiras servirão também para os visitantes usarem como um  cartão de crédito.
De modo que a Disney irá coletar informações não apenas sobre os hábitos de cada pessoa, mas cada centavo dos gastos feitos pelos visitantes.


E não vai parar por ai. Os personagens terão leitores para saber mais sobre o visitante
Imagine o Pateta chamar as crianças pelo nome na hora da foto. Ou a Cinderela dar os parabéns para o aniversariante do dia. Tudo isso será possível com as informações que serão coletadas pela pulseira MyMagic+.

0 comments:

IMPRIMINDO O FUTURO



Desde que foi criada em 1984 por Charles Hull, a Impressora 3D percorreu um longo caminho até chegar nos dias de hoje ao patamar de tecnologia revolucionária. Ela precisou de tempo e uma grande evolução tecnológica para que se tornasse acessível e capaz de transformar a fabricação de produtos. A democratização desses equipamentos permitirá que boas ideias saiam do papel sem a necessidade de grandes investimentos na pesquisa e desenvolvimento de protótipos. Pessoas comuns terão acesso a uma ferramenta poderosa para criar, aperfeiçoar e testar itens das mais diversas aplicações. Essa democratização já aconteceu com o computador no passado, mais recentemente com a comunicação através da internet e agora está acontecendo com a manufatura através das impressoras 3D. Conforme disse Chris Anderson, ex-editor da revista Wired, em seu livro Makers (Campus/Elselvier) - Toda vez que você aplica a palavra “pessoal” a uma tecnologia industrial acontecem uma revolução e uma explosão de empreendedorismo. Não é a tecnologia que muda o mundo, mas a forma como as pessoas a usam.


Uma impressora 3D constrói objetos camada a camada utilizando-se dos mais diversos tipos de insumos, até chegar ao seu formato tridimensional final. Podendo ser através da sobreposição de lâminas de polímeros, jatos de material em pó, aquecimento de materiais sólidos, líquidos ou gel, todas as tecnologias produzem itens perfeitamente fabricados de acordo com o projeto e insumos inseridos no equipamento. Para se criar um projeto em 3D existem hoje em dia softwares de design grátis e comunidades on-line que ajudam a desenvolver e testar o seu produto. E caso sua criação tenha grande potencial também é possível financia-la através de sites de crowdfunding, tudo isso em escala global. Enfim, não há barreiras para aqueles que desejam empreender suas boas ideias.
Uma interessante aplicação para impressora 3D está sendo comercializada por uma empresa norte-americana de brindes personalizados. Os usuários podem registrar a imagem de seu rosto e imprimir na forma dos mais diversos objetos como caixas, canecas, suportes de mesa, etc. Também podem ser impressas outras partes do corpo ou mesmo objetos que os usuários desejem replicar como jóias exclusivas, por exemplo. Além do resgitro de imagens de formas reais os usuários também podem realizar desenhos ou escrever mensagens que são impressas nas cores e tamanhos desejados.


Já existem inúmeras aplicações para as impressoras 3D além de protótipos de plástico. Veja o caso de um notório colecionador de carros antigos que possuía em sua garagem inúmeros veículos parados por falta de peças antigas. Com a impressão dessas peças inexistentes no mercado ele conseguiu, por exemplo, trazer de volta a vida um raro calhambeque movido a vapor. Além das peças é possível imprimir toda a carroceria de um veículo, como fez um grupo de estudantes belgas de engenharia. Ou imprimir uma casa como realizou empresa fundada por um italiano apaixonado por construir castelos de areia.

Outra grande aplicação está no campo da medicina com a impressão de próteses mais baratas e eficientes que as atuais. Também podem ser impressos ossos, órgãos e tecidos com a bioimpressão, técnica de impressão 3D que reproduz partes do corpo com a aplicação de células reais como insumo.



Agora imagine imprimir remédios, vacinas, roupas e até comida. Sim, isso tudo é possível e já está em desenvolvimento. Basta que o equipamento tenha a tecnologia adequada para trabalhar com os insumos necessários e o produto final poderá será fabricado por uma impressora na comodidade da sua residência. Embora ainda em fase embrionária, a maioria dos projetos de impressoras 3D tem potencial de revolucionar o mundo em que vivemos de uma forma como nunca sonhamos.








0 comments:

CUIDADO GOOGLE, VOCE PODE SER DEIXADO PARA TRÁS

Foi apresentado na CES 2013 em LasVegas, um óculos para concorrer com o Google Glasses.
A empresa de interatividade Vuzix lançará os Smart Glasses M100.

Com lançamento previsto para meados de 2013,  o óculos possui um display WQVGA com uma relação de aspecto 16:9, um processador OMAP4430 de 1GHz, 1GB de RAM e 4 GB de memória interna. 
Este monóculo modernizado também é capaz de capturar fotos e ainda vídeo HD 720p, com a reprodução de imagem e visualização disponível através de sua tela. 
Além de rodar Android 4.0, a Vuzix incluiu suporte para dispositivos IOS e planos para lançar um SDK para desenvolvedores  em Dezembro, 
Custará em torno de US $ 999.
É o futuro interativo mais próximo do que imaginavamos.

0 comments:

CES LAS VEGAS 2013 - LEXUS SELF DRIVING

International CES, em Las Vegas, 7 de janeiro de 2013.

O International Consumer Electronics Show é conhecido por mostrar as novas tecnologias que, em poucos meses, vamos estar se perguntando como vivemos sem. A feira deste ano  começou em 08 de janeiro sob as luzes brilhantes de Las Vegas, e está apresentando diversos gadgets inteligentes como o carro que dirige sozinho.

Carro Lexus Self-Driving
Quem quer dirigir um carro quando há uma infinidade de outras tarefas produtivas que você poderia estar fazendo nesse trajeto de 40 minutos? O Lexus Advanced Research foi projetado para dirigir por conta própria , sem interferência humana. 
Infelizmente para os consumidores, o carro por enquanto é apenas um projeto sem data para chegar ao mercado.

0 comments:

CES LAS VEGAS 2013 - O RELÓGIO MAIS FINO DO MUNDO


Apresentado o relógio mais fino do mundo na CES Las Vegas 2013
Com apenas 0.80mm é mais fino do que um cartão de crédito.
Utilizando Thinergy Micro-Energy Cell carrega em apenas 10 minutos em um dock externo e carga dura 15 anos. Estará disponível para venda no segundo trimestre do ano nos Estados Unidos, onde será fabricado.

0 comments: