SAMPLING MACHINES REINVENTAM AÇÕES PROMOCIONAIS



Uma das ferramentas de marketing mais antigas e amplamente utilizadas em ações promocionais, o Sampling; ou no português claro, a distribuição de amostras (samples) de todos os tipos de produtos para seus potenciais consumidores; vem sendo reinventado em ações diferenciadas, muito bem elaboradas por agências e clientes. Ótimos exemplos de como pegar tecnologias já existentes, aplicá-las em um formato criativo, com uma interação inusitada com o público, aliada a um bom conteúdo, tudo em um pacote realmente inovador.
Uma tecnologia já até bem antiga como a de Vending Machines; ou no portugês claro, aquelas máquinas de doces e refrigerantes de auto-atendimento, onde você escolhe o produto, paga e recebe, tudo em uma interação direta com uma máquina; um equipamento comum, e quando digo comum não deixo de dar valor aos seus mecanismos engenhosos que fazem a distribuição automática de produtos tão eficaz a ponto de dispensar o apoio de promotores ou qualquer interlocutor humano, mas comum no sentido de que nós hoje nos utilizamos tão corriqueiramente desses equipamentos que nem percebemos o seu encanto.  Toda vez que passamos em frente a uma Vending Machine é inevitável desviar o olhar para ver o que aquela máquina pode nos prover. Elas exercem certo fascínio sobre nós, nos instigam ao consumo, e sem mesmo notarmos esses efeitos.


Pois agora esse encanto das Vending Machines está sendo utilizado juntamente com novas tecnologias de interatividade virtual aplicadas como um mecanismo de “compra”, onde ao invés de dispor de certa quantia em dinheiro para poder receber o produto, os usuários devem realizar alguma forma de interação com a máquina para então ganhá-lo. Essas são as Sampling Machines, máquinas que entregam a mercadoria em troca de uma interação que pode ser um aplicativo de demonstração, um game temático ou uma experiência virtual lúdica. Equipamentos com interações que estabelecem uma relação bilateral entre as partes envolvidas. Os usuários recebem uma amostra “grátis”, brinde sempre muito bem vindo pelo público em geral, e a empresa os levam a vivenciarem seu produto de forma mais real e impactante que outras mídias convencionais, potencializando assim a propensão de se tornarem seus consumidores efetivos.
Já existem vários casos de ações promocionais que se utilizaram de Sampling Machines. Em sua grande parte as tecnologias utilizadas até então eram de Sms e Bluetooth. Mas a tendência agora é incrementar a experiência do consumidor com tecnologia e conteúdo elaborados, em momento e local previamente estudados, procurando transmitir toda a comunicação da marca/produto sintetizada em uma vivência atrativa e de maior valor para o consumidor.
Dois exemplos demonstram bem a utilização de Sampling Machines em ações diferenciadas. Em uma ação no dia dos namorados, a divisão brasileira de uma fabricante multinacional de cosméticos montou um estande em uma movimentada estação de metrô. A empresa tinha o objetivo de conseguir o recorde mundial de maior painel de beijos, concorrendo com filiais da própria corporação em outros países. No estande foi instalada uma Sampling Machine que “vendia” protetores labiais em troca de beijos. Os participantes tinham que se beijar em frente à máquina onde havia uma tela com uma câmera que captava seus movimentos, registrando a foto e liberando uma amostra do produto. Todas as fotos dos beijos foram postadas em uma fanpage no facebook da empresa que conseguiu o recorde mundial avalizado pelo Guinness.
      Ação criada pela Agencia Click e desenvolvida pela agencia de Midia Interativa - 

Em outro caso, a mesma empresa criou uma ação para o lançamento de uma linha de creme de barbear e desodorante. Seguindo o tema da campanha, foi instalado um espelho especial com cenografia de acordo com o espaço do banheiro de um shopping. Quando as pessoas paravam para lavar as mãos, um sensor captava sua presença e ativava a tela do espelho que apresentava o filme da campanha seguido de um jogo por captação de movimentos que tinham que seguir a trilha sonora e o conceito do filme. Ao final do jogo era apresentada a pontuação e liberada uma amostra de um dos produtos da linha. O fator surpresa do espelho, a mecânica de jogo divertida e alinhada com o tema do filme, os produtos com o espaço de distribuição, tudo na ação foi pensado para formar o tal pacote inovador.
 Ação criada pela Agencia Click e desenvolvida pela agencia de Midia Interativa - 



Casos como esses inspiram uma renovação no pensamento das ações promocionais com o uso de ferramentas inovadoras como as Sampling Machines. E esse processo deve passar por um planejamento antecipado, sinergia entre cliente e agência, fornecedores competentes, todos unidos e inspirados. É preciso aprimorar a criação das soluções, saber aplicar tecnologias em formatos inusitados, trabalhar conteúdos de valor para os consumidores, enfim, é preciso dar um up grade no sistema; ou no português claro, é preciso elevar o padrão das ações promocionais. 


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